20 de jul. de 2013

Nhoque de Pão



.





Há tempos que eu queria fazer algo diferente... então resolvi folhear meu livro de massas e meus olhos cairam curiosos sobre a receita do nhoque de pão! Coloquei uma "pitadinha" minha na receita e aproveitei a visita de algumas amigas para usá-las como cobaias. Fácil e rápido de fazer, foi aprovada por todos.

Ingredientes (4 pessoas):
5 pães dormidos
300 ml de leite
2 xic de farinha de trigo
2 ovos
1 cebola pequena
cheiro verde
azeite
sal
noz moscada

Mãos à obra:
Corte os pães em fatias finas e coloque-os numa tigela. Cubra com o leite e deixe por 20 minutos,até que estejam bem empapados. Esprema bem o pão passndo por uma peneira para eliminar o excesso de leite. Enquanto espera os 20 minutos, pique a cebola e o cheiro verde bem picadinhos e coloque no fogo com uma colher de azeite até a cebola ficar transparente, mas não deixe dourar!
Acrescente à massa do pão já peneirada os ovos, a farinha, uma pitada de sal e uma de noz moscada e misture bem até ficar bem consistente. Deixe repousar por 15 minutos.
Leve ao fogo uma panela com abundante água, tempere com sal e espere ferver. 
Usando uma colher de doce vá jogando pequenas porções do nhoque na água fervendo. Assim que a massa subir, peneire e coloque no escorredor de macarrão. Está pronto, agora é escolher o sugo de sua preferência e servir bem quentinho!

Dica: algumas receitas de nhoque dizem que é bom jogar água fria neles depois de escorridos para não grudar um no outro. A massa que fiz não precisou deste procedimento. Outra coisa, aqui no Brasil temos a mania de cobrir o nhoque com queijo e levar ao forno. Prefiro saltear em fogo médio/baixo a massa com o sugo por uns 2 a 3 minutos e servir diretamente.

Molho: Escolhi para esta receita fazer um creme de gorgonzola; mas qualquer sugo combina muito bem com o sabor delicado do nhoque de pão. Experimentem tanbém algo simples como manteiga e salvia, muito bom para sentir melhor o sabor da massa. Para dias mais quentes, um molho de tomate cereja, manjericão e nozes é perfeito!


Espero que tenham gostado.
Buon appetito!!






.

Um comentário:

  1. Nunca comi nhoque de pão, mas adoro com gorgonzola. Aqueles recheados, então...

    :)

    ResponderExcluir