16 de mar de 2012

Santo Zingiber, santo milagreiro!



.


Vou confessar que eu não gostava dele! O cheiro e o sabor forte não me agradavam; resisti quanto pude até que em um momento tive que ceder! Estava com uma crise de tosse daquelas que não conseguia ficar em paz, chegava a ter ataques de asma e não conseguia dormir. Então minha tia Dirce me falou das  propriedades e receitou o chá de gengibre. 

Dito e feito, logo estava melhor. Desde então o gengibre faz parte de algumas das minhas receitas! Gosto de colocar ele bem picadinho para cozinhar com o arroz, também coloco ele nos meus sugos (mas só um pouco para não sobressair demais), em rodelinhas finas com linguiça refogada e cebola, etc. Ainda ontem, depois de duas noites mal dormidas, corri para o supermercado... cházinho antes de ir para a cama e minha noite foi maravilhosa! 

Então... hoje nada de receita. Vim mesmo dividir com vocês as qualidades desta plantinha mágica. Popularmente, o chá de gengibre, feito com pedaços do rizoma fresco fervido em água, é usado no tratamento contra gripes, tosse, resfriado e até ressaca. Banhos e compressas quentes de gengibre são indicados para aliviar os sintomas de gota, artrite, dores de cabeça e na coluna, além de diminuir a congestão nasal, cólicas menstruais e previne o câncer(cancro) de intestino e ovário. Desde a Antiguidade, o gengibre é utilizado na fabricação de xaropes para combater a dor de garganta. Sua ação antisséptica pode ser a responsável por essa fama, tanto que muitos locutores e cantores revelam que entre os seus segredos para cuidar bem da voz está o hábito de mastigar lentamente um pedacinho de gengibre. É indicado também para evitar enjoos e náuseas, confirmando alguns dos seus usos populares, onde o gengibre é indicado na digestão de alimentos gordurosos. Além disso também tem ação bactericida, é desintoxicante e acredita-se também que possua poder afrodisíaco.

Então, tá esperando o quê? Corre já e vai comprar Zingiber!!!

Texto de Wikipedia
Foto: http://www.otramedicina.com

.


Nenhum comentário:

Postar um comentário