8 de mar. de 2012

Pretinho Amado

.


Ele tem várias propriedades preventivas, seus grãos contem antioxidantes, colabora para a redução de doenças crônicas. O feijão é o pretinho mais amado pelos brasileiros!! Temperadinho com alho, batido no liquidificador, com bacon bem torradinho, salsinha e um fio de azeite então... é uma perdição!!!
Em Minas é conhecido como Feijão Amigo, no Rio é chamado de Carioca - o caldinho de feijão é o preferido dos boêmios e não pode faltar nos cardápios dos bares.




Ingredientes:
250g de feijão preto
100g de linguiça paio cortada em rodelas
2 dentes de alho picados

2 colheres (sopa) de azeite
1/2 cebola picadinha
1/2 xícara de óleo

Cheiro verde a gosto
Sal qb
3 xícaras de torresmos ou bacon





Mãos à obra:
Cozinhe o feijão com o paio e o alho já dourado no azeite. Dourar a cebola e refogar o feijão. Bater no liquidificador tudo, verifique o sal e deixe cozinhar mais um pouco.
À parte fritar o torresmo ou bacon até ficar bem torradinho. 
Sirva o caldinho bem quente em copo americano (tradicionalmente servido nos bares) ou em uma caneca. Para finalizar é só colocar por cima o torresmo, cheiro verde bem picadinho e um fio de azeite.
Para quem gosta... acrescente uma pitadinha de molho de pimenta.


Buon appetito!


.





3 comentários:

  1. Nossa, sou uma amante de feijão declarada... quando comecei a fazer a reeducação alimentar em 2008 pedi a Nutricionista: pode tirar o que quiser, menos o arroz e feijão! rs
    Acredita que nunca cozinhei um? Dia desses vou tentar...
    O feijão da minha mãe é maravilhoso e nem leva salgado!

    ResponderExcluir
  2. Pois é Aline, eu comecei a cozinhar feijao na Italia, para matar a saudade dos sabores brasileiros. :) Gosto de colocar bacon, alho e muita cebola.

    ResponderExcluir
  3. Tá começando a esquentar, mas acho que ainda dá pra tomar um caldinho de feijão.

    :)

    ResponderExcluir