8 de dez. de 2011

Antroposofia, ciência espiritual.


.


Desculpem pela longa ausência... tem sido dias turbulentos, cheios de decisões e imprevistos. Mas aos poucos a gente vai acertando o passo não é!? Pois então, para colocar minha vida nos eixos estou cuidando com carinho da minha saúde! Sem falar da amigoterapia, o melhor remédio que há para tudo!
E também voltei com as terapias da Antroposofia. Já ouviram falar??

A antroposofia entrou na minha vida há 17 anos quando descobri a Sindrome de Sjögren e desde então ela faz parte de meus dias. Mas o que é a Medicina Antroposófica? Algumas pessoas a colocam entre as terapias naturalistas ou alternativas, mas na verdade ela não é indêntica a elas, embora às vezes recorra também a medicamentos produzidos a partir de matérias primas naturais. Fundada em 1912 pelo austríaco Rudolf Steiner a partir dos ensinamentos ocultistas da Teosofia e significa “conhecimento do ser humano.

A medicina tradicional vê o homem como uma máquina. Enquanto a máquina funciona, o homen é sadio; quando surge um defeito, fazendo com que ele adoeça, a cura vem a ser um conserto. Considerando o homem como máquina ele é considerado somente como um corpo físico. Os remédios atuam de acordo com o conceito mecanicista que se tem dele, cuidar da dor do estômago com um remédio para o estômago. A antroposofia vê no homem muito mais do que uma mera máquina mas como um ser corpóreo, animico e espiritual. O homem se apresenta pois como um ser constituido por corpo físico, corpo vital, alma e EU. Desta forma a medicina se torna muito mais ampla, tratando cada paciênte de forma individual; considera-se que as partes do corpo se correspondem e isso permite pesquisar os reinos da natureza à procura de medicamentos para as doenças.

Porque falar disso aqui? Porque este não é simplesmente um blog de culinária, mas também de bem estar em modo geral... Temos que nos preocupar com a alimentação, com a saúde da mente e do corpo. Pretendo em outras postagens falar mais sobre o ponto de vista antroposofico de algumas doenças. E espero que vocês possam tirar ótimo proveito disso!

Abraços.

.

Um comentário:

  1. Ter sempre "a mente aberta, a espinha ereta e o coração tranquilo".

    Minha regra de vida.
    :)

    ResponderExcluir