4 de set. de 2011

Doce energia



.





Todos os anos quando chega este período eu entro em delirio. A figueira da minha sogra é cheia de abelhas e passarinhos gulosos!!!! Sim, porque os frutos são doces como o mel! Então nos deliciamos colhendo todos os dias figos e mais figos. E quando não damos mais conta de comer tanto figo, minha sogra prepara quilos de geléia.

Este ano resolvi fazer eu mesma a minha Marmellata di Fichi. Recolhi a quantidade que me servia e comecei a encher a casa com cheirinho de doce. O figo é um fruto muito energético, já que contem uma grande quantidade de acúca; também é rico em fósforo, cálcio e potássio. Cada 100gr de fruta tem mais ou menos 150 calorias. Esta é uma receita fácil, sem segredos. Vejam só:

Ingredientes:

1kg de figo (não muito maduro, nem muito verde)
200gr de açúcar
suco de 1/2 limão

Mãos à obra:

Tirar a casca do figo, cortar em 4 partes e distribuir no fundo da panela ante-aderente, cobrir com o açúcar e deixar repousar por pelo menos 2 horas.



Colocar a panela no fogo baixo e acrescentar o suco de limão. Quando começar a ferver, mexer de vez em quando enquanto cozinha. Depois de uns 15/20 minutos, ou quando secar a água, separe em um pratinho com uma colher um pouco da geléia e deixe esfriar - se a consistência estiver boa, a geléia está pronta. Caso contrário, acenda o fogo novamente e cozinhe por mais alguns minutos.




Dica: Se quiserem a geléia em conserva, coloque ainda quente em potes esterilizados e de cabeça para baixo até esfriar. Outra dica deliciosa é passar uma fatia fina de manteiga no pão e caprichar na geléia ( Aqui conhecido como pane, burro e marmellata). Ou usá-la para recheio de vários doces.

Esta receita pode ser feita com outras frutas; laranjas, maçãs, morangos. A quantidade de açúcar pode variar de acordo com cada fruta, porque algumas são naturalmente açúcaradas - como o figo, por exemplo.

 Espero ter adocicado um pouco o dia de vocês com esta receita!

Buon appetito!


.


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário