22 de mar. de 2011

Risotto verde-rosa

.

Hoje vou ensinar um prato simples, de sabor delicado e fácil de fazer. E o risotto de abobrinha e presunto. Esta receita é dedicada à Vitoria, filha de uma querida amiga; ela adora risotto! Então vamos lá:

Ingredientes (4 pessoas):

360 gr. de arroz
3 abobrinhas (daquelas pequenas)
70 gr. de presunto em fatias

Azeite extra virgem de oliva

20 gr. de manteiga

1/2 cebola picada
50gr. creme de leite

caldo de legumes fervido em 3 copos d'água




Mãos à obra:



Lavar e cortar em quadrados a abobrinha e dourar em um pouco de azeite por mais ou menos 10 minutos. Adicionar um pouco do caldo e o presunto em pedacinhos e deixar cozinhar com a abobrinha por mais 5 a 10 minutos. Deixe repousar.


Em uma panela anteaderente dourar um pouco o arroz sem o azeite (isso ajuda a ficar ao dente, crocante). Reserve. Coloque a cebola para dourar com um pouco de azeite, acrescente o arroz tostado e um copo do caldo de legumes. Mexer continuamente por 10 minutos em fogo médio, acrescentando sempre que preciso um pouco do caldo. Em seguida acrescentar a abobrinha com o presunto, continuar mexendo e acrescentando o caldo sempre que começar a secar. Coloque sal se preciso. Continuar cozinhando e mexendo em fogo baixo, até cozinhar o arroz. Mas lembre-se ele não deve ficar cozido demais, desmanchando... o arroz deve ficar crocante, ao dente. Também não deve ficar completamente seco!


Quando o arroz estiver no ponto, acrescente o creme de leite e uma colher de manteiga, mexa em fogo baixo até a manteiga derreter.





Dica: eu gosto de acrescentar um punhado de queijo ralado depois que desligar o fogo, misturo um pouco e sirvo. Mas fiquem ligados no sal, no caldo de carne ou de legumes já tem um pouco de sal e o queijo ralado também tem sabor forte! Os pratos feitos com creme de leite devem ser servidos na hora, principalmente o risotto. Aqui o tempo de cozimento do arroz é de 14/15 minutos.



Buon appetito!






.

Um comentário: