28 de out. de 2010

Fibromialgia

Sente dores em todo o corpo? Frequente dor de cabeça? Sofre de gastrite e/ou colite? Sente-se cansada ou dorme mal à noite???

A fibromialgia, doença identificada apenas nas últimas décadas, caracteriza-se por dor crônica que migra pelo corpo e manifesta-se predominantemente em um de seus lados, embora o outro também seja sensível.
Em 90% dos casos, a doença atinge as mulheres o que de certa forma confundiu o diagnóstico, uma vez que se atribuía a dor à somatização de possíveis problemas psicológicos. Hoje, se sabe que a fibromialgia é uma doença relacionada com o funcionamento do sistema nervoso central e o mecanismo de supressão da dor. Além da dor, ela provoca outros sintomas como fadiga, falta de disposição e alterações do sono.
Não bastasse o sofrimento físico, durante anos, estas mulheres foram vítimas da desconfiança e do descaso, principalmente de quem deveria ajudar.
“Não tem exames, nem de laboratório, nem de imagem, nem neurofisiológico, que vão mostrar alterações”, diz o médico Cláudio Fernandes Corrêa.
No sentido de prevenir as manifestações de dor e de depressão, os pacientes com fibromialgia devem buscar hábitos saudáveis e regulares em termos de alimentação, lazer e sono.
A dieta ideal

Uma dieta balanceada surte efeitos favoráveis sobre o, assim chamado, equilíbrio do organismo em suas funções, assim como na prevenção de doenças. No sentido de evitar distúrbios cardiovasculares que podem limitar a atividade física, ou doenças metabólicas como o aumento de colesterol ou o diabetes melitus, alguns cuidados devem ser observados quanto a dieta:
- Reduzir o conteúdo de açúcar dos alimentos
- Reduzir o conteúdo de sal dos alimentos
- Reduzir o conteúdo de gordura dos alimentos
- Limitar o consumo de álcool
- Aumentar a quantidade de fibras, frutas, vegetais


- fontes:

http://viagens-de-uma-et.blogspot.com/2010/07/fibromialgia-e-alimentacao.html

http://www.drauziovarella.com.br/ExibirConteudo/801/fibromialgia


http://www.fibromialgia.com.br/novosite/index.php?modulo=pacientes_pvista&id_mat=5


Nenhum comentário:

Postar um comentário