30 de set. de 2010

Reunião criativa e informal


.


Tem dias que no lugar do jantar organizo um vasto antipasto (no Brasil é a entrada, servida antes do jantar). A entrada geralmente é leve, para não comprometer o apetite para o prato principal. Porém a idéia aqui é fazer uma entrada variada e gulosa, por isso não precisamos economizar na quantidade nem na composição dos ingredientes. Esta pode ser também uma boa opção para uma reunião informal com os amigos; boa companhia, uma boa conversa, um aperitivo leve, música ambiente.

Prepare duas mesas com toalhas lisas e coloridas - acho a toalha branca muito apagada e sem vida, além do mais é uma reunião informal não é necessário estar preso à regras e etiquetas. As toalhas não precisam necessariamente ser da mesma cor, mas devem combinar entre si e com o ambiente. Na mesa principal vão ficar os antipastos (entradas), pratos, talheres e guardanapos; na outra, as bebidas e os copos.

Eis algumas idéias:

- Fatias de presunto de parma e pecorino toscano

- Parmigiano em pedaços com geléia ou mel

- Tomate seco e mozzarellina

- Bruschetta al pomodoro
(fatias de pão com tomate em pedaços pequenos temperados com azeite, orégano e sal)

- Crostini de linguiça e philadelfia:
Linguiça fresca sem pele e philadelfia misturadas com um garfo e espalhados sobre fatias de pão, levadar ao forno médio por alguns minutos. Servir quente.




- Canapé de presunto e champignon
( passar no pão de forma um pouco de maionese e por cima colocar uma fatia de presunto e champignon cortados ao meio, finalizar com salsinha picada. Cortar em 2 pedaços em forma de triangulo)



- Canapé light
(rechear o pão de forma com fatias finas de tomate, distribuir a rucula e finalizar com uma fatia de queijo minas).

- Parmigiana fria
(Ótima para os dias quentes de verão! Basta cortar a berinjela com a casca em fatias normais - nem fina nem grossa - coloque no forno em com um fio de azeite e sal à gosto em temperatura alta por breve periodo. Ainda quente monte em forma de lasanha alternando as camadas da seguinte forma: berinjela, uma fatia fina de tomate, uma fatia de mozzarella ou queijo minas e presunto. Finalizar com uma pitada de orégano. Servir fria.)



Na Itália é obrigatório o docinho para adocicar a vida! Um Cheese cake, um pavê, uma deliciosa mousse ou trufas de licor. O importante é não esquecer de levar em consideração o gosto dos convidados.
Ahhh, depois da refeição ofereça um cafézinho aos amigos.

Buon appetito. :)

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário