2 de ago. de 2010

Tiramisù!!

.

Não, não é um palavrão!! É o nome de um dos doces italianos mais famosos em todo o mundo! Dizem que o Tiramisù nasceu na Toscana próximo ao fim de 1600. Parece que o Grande duque toscano foi visitar a cidade de Siena - cidade de ótimos confeiteiros e deliciosos doces. E nesta ocasião os seneses resolveram festejar criando em sua homenagem um doce especial e completamente novo. Deram a este doce o nome de Zuppa del Duca mas as vozes diziam que o doce tinha poderes afrodisíacos e estimulantes, por isso passou ao nome de Tiramisù, ou seja, levante-me. Acho que deu para enteder não é mesmo?!?

Então, vamos prosseguir... Há várias versões deste doce, a principal e mundialmente conhecida é à base de café e chocolate. Mas durante o verão podemos encontrar o tiramisù de morango, frutas vermelhas e outras frutas da estação. O meu preferido é o de morango!! Não tem comparação, é algo realmente único e, afrodisíaco ou não, levanta o astral de qualquer um!

Como todos sabem, nem sempre é fácil encontrar certos ingredientes para as receitas de outro país. Espero que você não tenha dificuldades em encontra-los. Bem, vamos ao que interessa. A receita!!

Ingredientes:

Savoiardi (biscoito champanhe ingles) 400 gr
4 ovos
8 colheres de açúcar
1/2 Kg Mascarpone italiano
200 ml Creme de leite
1/2 Kg morango

Mãos à obra:

Bater a gema dos ovos com açúcar e depois acrescentar o mascarpone. Bater as claras em neve, devem ficar bem sólidas! Junte tudo e misture até fica homogêneo. Em seguida bater o creme de leite com um pouco de açúcar e unir ao creme com mascarpone.

Pegue os morangos lavados e cortados em pedaços nem grande nem muito pequenos e deixem em uma tijela para repousar por alguns minutos e sair o suco. Enquanto isso deixem que o creme descanse na geladeira. Separar o morango do suco e acrescentar ao suco um pouco de licor - na Itália usamos o Maraschino, um licor transparente à base de cereja. Não exagerar na quantidade, o gosto do licor deve ser delicado para não interferir no sabor do doce.

Agora estamos prontos para começar a criar o nosso Tiramisù alle fragole. Banhar os biscoitos no suco sem deixar de molho e começar a montar a primeira camada do doce, cobrir todo o fundo da tijela (melhor se for quadrada). Coloquem a segunda camada com um pouco do creme e "salpicar" alguns morangos em cima. Repetir a camada de biscoito e outra de creme com morangos. A quantitade de camadas vai depender do tamanho da tijela. A última camada deve sempre ser com o creme de mascarpone e você pode enfeitar com os morangos como bem quiser.

Dica: Para dar um toque especial e finalizar o doce podemos também usar o morango restante e acrescentar um pouco de xarope de morango para em seguida decorar o Tiramisù.



Eis o meu Tiramisù, meu doce italiano preferido! Vamos falar a verdade... é ou não é de dar água na boca?

Buon appetito!
:)

.

3 comentários:

  1. é, Magrela, mas só vou comer qdo eu for aí, pq achar o tal mascarpone em Three Hearts City é pedir demais. bjo

    ResponderExcluir
  2. Hehehehe :D
    Gi para substituir o mascarpone misture cream cheese com creme de leite em lata, na proporção de dois para um ou misturar ricota com creme de leite em partes iguais. Depende do gosto de cada um! :)

    ResponderExcluir