3 de ago. de 2010

Sem glúten e com sabor

.

A boa e correta alimentação é importante na vida de todos, importante para nossa saúde e na prevenção de várias doenças. Cores e Sabores também se ocupa de temas importantes relacionados aos disturbos alimentares, doenças que prejudicam ou modificam nossa rotina na mesa.

O assunto hoje é sobre o celíaco e a sua intolerância permanente ao glúten. Até pouco tempo não sabia do que se tratava quando aqui na Itália conheci algumas pessoas que sofriam com este problema. O glúten está presente na farinha, na aveia, trigo, cevada, presente também na produção de medicamentos e bebidas industrializadas. Os portadores da doença não podem ingerir nada que contenha glúten, ou seja não pode comer pães, massas, bolos, pizzas, cervejas, vodka, alguns salgadinhos como quibe e coxinha, etc.


A dieta do celíaco deve ser seguida por toda a vida já que a ingestão do glúten pode acontecer até mesmo sem perceber como por exemplo usando tabuleiros ou vasilhas onde antes foram polvilhadas farinha de trigo ou outro produto com glúten. Nos dias de hoje é possível encontrar vários produtos dedicados aos celíacos, mas na falta de produtos industrializados sem glúten a maior parte do cardápio do paciente pode ser preparada em casa.

O quadro clínico se manifesta com ou sem sintomas. Alguns sintomas: emagrecimento e falta de apetite, dor abdominal, apatia, distenção abdominal (barriga inchada), manchas e alteração do esmalte dental, entre outros. No site do Acelbra é possível encontrar todas as informações necessárias sobre o assunto, saúde, alimentação, onde encontrar os produtos, além de dicas e receitas sem glúten.

No Brasil o maior número de celíacos cadastrados se encontram em São Paulo, seguido de Santa Catarina, Rio grande do sul, Paraná e Minas Gerais. Rio de Janeiro fica em 6° lugar. Na Itália os números dizem que 1 a cada 100 pessoas sofrem com este problema e 85. 000 é o número de pessoas que são diagnosticadas por ano. Estima-se que 500 mil pessoas na Itália não sabem que são celíacas.

Quem quiser pode preparar a própria farinha em casa e fazer deliciosas receitas de bolo, pães, tortas, etc. Que tal experimentar?

Receita farinha sem glúten 1
Ingredientes:
1 kg de farinha de arroz;
330 grs de fécula de batata;
165 grs. de araruta;
Modo de preparo: Misturar bem e guardar em pote bem fechado.

Receita farinha sem glúten 2
Ingredientes:
3 xícaras de farinha de arroz;
1 xícara de fécula de batata;
½ xícara de polvilho doce;
Modo de preparo: Misturar bem e guardar em pote bem fechado.

Site do Acelbra: http://www.acelbra.org.br/2004/index.php

Buon appetito!
:)

.

Um comentário:

  1. Muito legal! Vê se vc descola uma boa receita de pão sem glúten. Mas tem que ser fácil de fazer!
    Beijos. Di

    ResponderExcluir