21 de ago. de 2010

Macarrão fantasia no verão!

.


Allan é o autor de um dos blogs que eu sigo, ele veio aqui procurar uma receita para o verão e encontrou a receita da Vaca Atolada... nada nada indicada para os dias quentes e úmidos do verão italiano.

No verão a opção melhor é uma comidinha leve e fácil de fazer; ninguém quer passar horas na frente do fogão. Lembro a primeira vez que sentei na mesa e no lugar da pasta quente encontrei a pasta fria! Um deliciosa e curiosa surpresa, fácil de fazer, rápida, basta usar a criatividade.

Antes de começar com a receita quero dar algumas dicas importantes para fazer uma deliciosa pasta fria:

- as pastas curtas como penne, fusilli (parafuso), farfalle (borboleta) são as mais indicadas pois é mais fácil misturar os ingredientes.
- é importante que o macarrão seja "al dente" e para evitar que ele inche escorra a água rapidamente.
- este é um dos raros casos em que para esfriar a pasta rapidamente é aconselhável lava-la com água fria corrente. Desta forma se elimina o amido em excesso evitando que o macarrão grude.
- enquanto preparamos os ingredientes para colocar na salada de macarrão, podemos colocá-la na geladeira misturada com um fio de azeite (evita grudar).
- entre as carnes o peito de frango e peito de perú são os mais indicados, basta preparar antes, cortar em listras ou pedacinhos e deixar esfriar antes de acrescentar ao macarrão.
- mas o mar também oferece boas opções como camarões pequenos, atum ou peixe espada em pedacinhos, etc.
- prepare a pasta fria com antecedência e deixe repousar na geladeira, até mesmo algumas horas antes de servir; assim os ingredientes podem dar sabor ao macarrão.
- para não errar na medida ou no sabor, escolha no máximo 4 ingredientes sendo um deles o principal.

Ok, tudo bem anotado e estamos prontos para nossa pasta fria (salada de macarrão). Eis duas receitas fáceis para 4 pessoas.

Salada de macarrão e camarão
Ingredientes:

400g de macarrão
200g de camarão pequeno sem casca
tomate cerejinha em pedaços
rúcula
azeite
alho
sal qb

Mãos à obra!

Cozinhar o macarrão em água salgada, blocar o cozimento com água fria e deixar esfriar na geladeira com um fio de azeite. Enquanto isso, em uma panela cozinhe o camarão com 1 dente de alho amassado; quando cozido escorrer e separar em uma vasilha para esfriar. Lavar bem a rúcula e picar em pedaços com a mão, acrescentando na vasilha com o camarão. Acrescente o tomate e tempere com pouco sal pois a pasta já está salada. Pode-se acrescentar também salsinha, manjericão ou algum outro tipo de ervas finas à gosto. Junte tudo ao macarrão e misture bem. Está pronto!


Salada de macarrão com frango
Ingredientes:


400g de macarrão
1 peito de frango
80g de azeitona verde sem caroço picadas
tomate cerejinha (ou 3 tomates em pedaços sem semente)
1 pimentão limpo em pedaços
azeite
sal qb

Mãos à obra!

Coloque o macarrão para cozinhar em água salgada, blocar o cozimento com água fria e deixar na geladeira com um fio de azeite. Enquanto isso, temperar com sal e grilhar o peito de frango, quando pronto corte em pedacinhos finos. Reserve. Em uma panela anti-aderente coloque o pimentão em pedaços e tampe deixando a fogo baixo para cozinhar. Em uma vasilha junte o frango, o pimentão cozido em pedaços, a azeitona e o tomate picado; misture bem com o macarrão. Se necessário acrescente um pouco de azeite e sal. Está pronta mais uma deliciosa receita!

Usem a imaginação, vale tudo! Uma opção interessante para vegetarianos é a salada de macarrão com mozzarella em pedacinhos, tomate cereja e rúcula. Um prato leve, apetitoso, fresco e colorido!

Buon appetito!

.

Um comentário:

  1. Obrigado pela gentileza!

    Salada de macarrão é um prato obrigatório aqui em casa nessa época. Está sempre pronto e fresquinho. Voltar daquele passeio e ter a facilidade de já encontrar o jantar pronto é ótimo. Vou anotar as suas variações e experimentar. :D

    ResponderExcluir