30 de jul. de 2010

As cores e os sabores

.

Vinha planejando há tempos um blog sobre receitas e dicas culinárias. Sempre gostei de estar na cozinha, inventar pratos e preparar algo para os amigos. Este prazer se intensificou quando há sete anos casei com um italiano DOC e vim morar na Toscana.

Aqui a comida é algo bem maior do que o simples gesto de comer algo, se alimentar, nutrir-se. O italiano há uma relação particular com a comida, para eles comer é um estilo de vida, é uma identidade, um sentimento. Afinal, não é à toa que a Itália é conhecida como o país da "pasta" , do macarrão e da pizza.

A comida pode contar a história e as tradições de um povo. E foi atravéz da comida que eu pude ter uma melhor adaptação quando vim morar aqui. No inicio tive algumas dificuldades, a culinária italiana é diferente da nossa... o significado da comida na vida deles é muito forte, principalmente na familia do meu marido. Uma familia tradicional, à antiga... ainda mais morando em uma cidadezinha do interior... perto da roça, onde quase tudo que comemos vem do horto no fundo do quintal ou de algum pequeno produtor.

Cozinhar é para quem gosta! Estar na cozinha requer paixão e dedicação. Cozinhar é mais que uma arte... é tornar-se transparente, é mostrar para o outro o seu caráter e a sua identidade. Cozinhar é uma troca.

A minha cozinha é multi-étnica. A minha cozinha tem várias cores, muitos sabores. Adoro ver minha casa cheia de gente, adoro cozinhar para meus amigos, adoro inventar receitas... E aqui, pretendendo dividir alguma coisa com vocês!

Como diz um ditado italiano: L'appetito vien mangiando. Ou seja, o apetite vem comendo.

Um abraço a todos, buon appetito
Annita

2 comentários: